Menu

 × NOVIDADE ×

O passado aos nossos olhos

Quem nunca quis voltar ao passado? O passado é algo que nos interessa; algo sem retorno, sempre esotérico, e com vivências sortidas. Mas já pensou em ver o passado? Sabia que uma de nossas atividades cotidianas nos permite "olhar" para o passado?

Quando olhamos para o céu noturno podemos ver um universo tão grande e complexo que nos desperta pensamentos sobre ele, e dúvidas que talvez jamais teremos respostas. O universo, baseado na teoria do Big Bang, o universo tem cerca de 13,7 bilhões de anos, e está em uma constante expansão, em uma velocidade bem acelerada, e com o tamanho do nosso "céu", e a sua complexidade, fica impossível tentar dar-lhe respostas sem surgir dúvidas.

Céu noturno
A melhor maneira de olhar para o passado, é olhar para o céu a noite.
O universo mantém uma "regra" para a luz que habita seu lar. Conhecida como "velocidade da luz", a "rapidez" que a luz chega chega a algo, é medido pela velocidade da luz(c); calcula-se que a luz viaje à uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo, isso nos sugere uma luz que chegue instantaneamente à nossos olhos, porém, o universo, com sua grandeza, faz com que a luz de um astro distante do nosso planeta demore até milhões de anos para chegar à Terra; com isso, as estrelas visíveis em nosso céu noturno podem estarem "mortas", mas que devido à demora da luz até chegar no planeta, podemos vê-la no céu normalmente; isso lhe incomoda?

A velocidade da luz é a medida usada na astronomia para calcular a distância de um astro para outro, se a luz de uma estrela demora 1 ano para chegar até a Terra, esse corpo celeste estará a 1 ano-luz de distância do nosso planeta. Também podemos pegar como exemplo a estrela Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno, e uma das mais próximas do nosso planeta, à uma distância de 8,7 anos-luz da Terra, sendo assim, sua luz demora 8 anos até chegar em nosso planeta. Há também outro exemplo bem mais amplo, a galáxia de Andrômeda está à uma distância de 2,54 milhões de anos-luz da Terra, a demora com que a sua luz chegue até a Terra, é algo magnifico, não?

Quando observamos o céu, estamos olhando para milhões de anos atrás, e observando o universo, tão amplo, misterioso, duvidoso, e um tanto quanto desconhecido, quando olhamos para o desconhecido e misterioso, despertamos a imaginação, e surgem dúvidas que talvez nunca saberemos a resposta, ou seja, isso significa que o universo nunca deixará de ser o que ele é, e nunca deixaremos de duvidar mais desse espaço inigualável em que moramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário